Publicado em

Veja dicas para aproveitar melhor a internet wi-fi em casa

Saiba como medir a intensidade do sinal e os melhores lugares para deixar o seu roteador, a fim de melhorar a qualidade da conexão sem fio.

Para aproveitar melhor a internet de casa não basta apenas escolher um bom equipamento, mas é preciso levar em consideração alguns cuidados essenciais para se obter a melhor qualidade do sinal do wi-fi.

O blog já deu dicas sobre como escolher o roteador ideal, e hoje vai falar de algumas técnicas que podem ser empregadas para aproveitar o melhor da internet sem fios.

Onde posicionar o roteador?

O roteador deve estar posicionado num local livre de obstáculos, preferencialmente no cômodo onde a rede será acessada na maior parte do tempo. Quanto mais escondido o aparelho estiver, menor será o alcance do sinal e a estabilidade da conexão.

Por isso, evite instalar o roteador dentro de balcões, atrás de utensílios de decoração, debaixo de prateleiras, etc. E é bom que ele fique longe da base do telefone sem fio.
A altura em que ele for posicionado também contribui para uma melhor propagação do sinal: mais alto é melhor, mas o que prevalece é a ausência de obstáculos.

Alcance do sinal

O protocolo wireless disponível nos roteadores mais modernos pode atingir cerca de 400 metros de distância em ambiente aberto. Na prática, esse alcance é significativamente menor por causa de obstáculos e interferências.

Em locais com diversos ambientes separados por paredes, o ideal é recorrer a um repetidor de sinal. Esse dispositivo deve ser instalado na posição em que o sinal original chega com a melhor intensidade. Como saber qual é? Em qualquer aparelho que conecte na rede wireless, verifique o ícone que indica a intensidade do sinal.

Como medir a intensidade do sinal e a velocidade da internet?

É possível avaliar facilmente a qualidade do sinal e a velocidade da internet usando aplicativos no celular. Entre os aplicativos gratuitos testados, o mais intuitivo para quem não tem conhecimentos técnicos se chama "Wi-Fi Monitor: analisador de redes wi-fi", disponível apenas para aparelhos Android.

Ele exibe as redes disponíveis, a frequência em que elas estão operando, a quantidade de usuários conectados à rede, a qualidade do sinal, além das velocidades de download e upload.

O ponto forte do app é a sua simplicidade, dispensa conhecimentos avançados para interpretar os resultados apresentados no diagnóstico.

Para os celulares com iOS, existe um app com funcionalidades equivalentes chamado de "Speed Test & WiFi Analyzer".

Depois de instalar o app escolhido para o seu aparelho, basta executá-lo para obter avaliação referente a intensidade do sinal. O resultado exibido deve ser superior a 70% para ser considerado ótimo. O sinal também é representado pela medida "dBm" (decibel miliwatt, unidade de medida utilizada principalmente para telecomunicações para expressar a potência absoluta).

Qual é a diferença entre o sinal de 2,4 GHz e 5 GHz nos roteadores wi-fi?

A frequência de 2,4 GHz é mais antiga, usada em telefones sem fio, controle remoto de garagem e no roteador de internet.

Por ser a mais comum no mercado, é preciso avaliar a quantidade de dispositivos ligados simultaneamente numa mesma área e que operam nessa frequência, pois pode haver interferência e comprometer a qualidade do sinal.

Em condições ideais, o wi-fi de 2,4 GHz suportará taxas de transferência entre 450 Mbps ou 600 Mbps, dependendo da classe do roteador.

Para entender melhor o que representam na prática essas taxas de velocidade, podemos ver as configurações necessárias para assistir um filme em HD via streaming. Nessa definição, é necessário contar com uma conexão banda larga de 5 Mbps; já em Ultra HD é preciso contar com uma velocidade de conexão banda larga de no mínimo 25 Mbps.

Para avaliar o desempenho da rede, também é preciso levar em consideração a quantidade de dispositivos conectados simultaneamente ao roteador e o tipo de atividade que será realizada.

Já os roteadores que operam na frequência de 5GHz suportarão downloads de até 1.300 Mbps. Mas um equipamento com essa configuração geralmente é instalado em ambiente corporativo, que tem maior demanda por dados.

Não existe uma frequência melhor do que a outra, mas em alguma delas pode existir uma configuração mais indicada para o seu ambiente.

Nesse caso, é necessário avaliar a qualidade do sinal, o tamanho do ambiente, a quantidade de equipamentos que operam na mesma banda e a necessidade de alcance da transmissão.

Um roteador simples é capaz de transmitir o sinal de uma rede banda larga de 15 Mbps para 5 dispositivos simultaneamente, permitindo uma navegação em redes sociais, aplicativos de troca de mensagens, escutar músicas online.

Para games, streaming, downloads, na mesma quantidade de dispositivos conectados simultaneamente, é recomendável no mínimo 25 Mbps.

Olho nas atualizações

Além das dicas apresentadas acima, o leitor deve levar em consideração a necessidade de manter o sistema operacional do aparelhos, seja um computador ou smartphone, sempre atualizado.

Em computadores, essa dica vale também para a placa de rede sem fio, que deve estar com o driver em dia para obter um melhor desempenho durante a navegação.