Publicado em

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Originalmente emitido apenas em formato físico, ele ganhou uma versão digital em 2019.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório que contém toda a informação profissional do trabalhador. Originalmente emitido apenas em formato físico, ele ganhou uma versão digital em 2019; apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem como emiti-lo ou sequer conhecem essa possibilidade.

Vale destacar que o aplicativo CTPS Digital existe desde 2017. No entanto, somente 2 anos após sua criação foi publicada uma Portaria que o tornou oficial, permitindo que substituísse a Carteira de Trabalho física.

Como solicitar a Carteira de Trabalho Digital

Confira o passo a passo para emitir sua CTPS Digital:

  1. Acesse o site acesso.gov.br e clique em "Criar sua conta".
  2. Forneça as informações solicitadas.
  3. Escolha uma forma de ativação (SMS ou e-mail).
  4. Acesse o e-mail ou SMS para criar uma senha e ativar a conta.

Se não conseguir gerar uma senha pela internet, é possível fazê-lo pelos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica ou em alguma unidade do Ministério da Economia. De qualquer forma, assim que criar sua conta, você já poderá baixar o aplicativo oficial em seu celular.

Para tanto, basta buscar por "CTPS Digital" na Play Store ou na App Store. Depois, acesse o aplicativo e informe o CPF e a senha cadastrados. Em seguida, confira alguns dados pessoais como o nome da mãe e a data de nascimento.

Veja a notícia completa na Tecmundo.