Publicado em

PIX pode se tornar uma 'Identidade Digital', diz presidente do BC

O meio de pagamento eletrônico brasileiro, poderia evoluir futuramente para se tornar uma identidade digital dos cidadãos.

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, afirmou na quarta-feira (24), durante o evento virtual Banco de Compensações Internacionais, que o sistema do PIX, meio de pagamento eletrônico brasileiro, poderia evoluir futuramente para se tornar uma identidade digital dos cidadãos.

Falando em um contexto de inovações tecnológicas, o chefe da maior autoridade monetária do País declarou: "Achamos que a chave usada no PIX pode ser desenvolvida em uma identidade digital no futuro. Tudo da sua vida no dia a dia vai estar conectado ao PIX".

Tão fácil de usar quanto o WhatsApp

Para embasar suas expectativas, Campos Neto lembrou que os dados mostram que 7% da população brasileira já utilizou o PIX, embora a ferramenta só esteja disponível há pouco mais de três meses. A previsão é parte de uma estratégia do BC para ampliar os serviços oferecidos pelo governo na plataforma digital, como pagamento de impostos e serviços públicos, hoje já disponíveis no PIX.

O presidente do banco dos bancos fez questão de destacar que, nesta semana, o serviço de pagamentos ganhou a funcionalidade de leitura das informações da agenda de telefone, mediante autorização do usuário, o que torna usar o PIX “tão fácil”, segundo Campos Neto, quanto se comunicar pelo WhatsApp.

Leia a notícia completa na Tecmundo.