Publicado em

Aplicativos para idosos simplificam o uso do celular

Apps conhecidos como launchers permitem ao usuário aproveitar recursos avançados dos celulares modernos em interfaces descomplicadas.

No Brasil, 92% dos lares têm celular, segundo dados do IBGE de 2017. Esse percentual indica que o uso da tecnologia não se restringe aos jovens. Idosos também são usuários de dispositivos móveis, o problema é que eles nem sempre recebem a orientação mínima sobre como operá-los da melhora maneira.

Atividades que podem parecer simples para a maioria das pessoas, representam um desafio para quem é iniciante no uso de tecnologia. Os sistemas operacionais presentes nos celulares apresentam uma interface amigável, no entanto muitos usuários da melhor idade têm dificuldade em realizar tarefas básicas.

Existem alguns modelos de aparelhos simples disponíveis no mercado. Eles permitem apenas a opção de chamadas telefônica, mas oferecem teclas grandes que simplificam o seu uso. É possível adicionar facilidades semelhantes às encontradas nesse tipo de aparelho para melhorar a acessibilidade em qualquer smartphone. Confira as dicas de aplicativos.

Sobre os aplicativos

É possível personalizar a aparência do Android através de aplicativos conhecidos como launchers. Eles são carregados durante a inicialização do sistema e oferecem recursos adicionais para usar o celular. A vantagem de usar esse tipo de aplicativo consiste em aproveitar os recursos avançados de um celular moderno com a simplicidade encontrada nos modelos antigos. Para personalizar a aparência do Android é muito fácil, basta instalar o aplicativo da sua preferência e depois permitir que ele seja carregado como padrão pelo sistema.

Big Launcher

É um aplicativo que oferece ícones grandes, com a tela inicial personalizável, permitindo ajustar os botões, programas mais usados, idioma e tecla de emergência. O ponto negativo é que o app não amplia a tela dos outros aplicativos, mas alterando o tamanho do texto nas configurações do Android possível melhorar a exibição das mensagens de texto no WhatsApp, por exemplo. O Big Launcher pode ser baixado aqui.

Aplicativo Big Launcher — Foto: Reprodução

Sênior Phone

É mais uma excelente opção de aplicativo para simplificar a aparência do Android. Ele exibe os apps instalados numa tela criada com cores chamativas e com atalhos grandes. Não são oferecidas muitas opções de personalização, mas ele pode servir como launcher em aparelhos antigos com a tela pequena. 

Aplicativo Sênior Phone — Foto: Reprodução

Phonotto

É mais uma alternativa para quem busca simplificar a interface do Android. O aplicativo oferece os principais recursos presente nos outros apps indicados acima. Mas se diferencia pelo visual da sua interface, com a presença de botões grandes, acesso rápido às principais funções do aparelho, adição dos apps mais usados na tela inicial e um bom desempenho. Ele está disponível para download aqui.

Aplicativo Phonotto — Foto: Reprodução

Os aplicativos apresentados aqui oferecem recursos parecidos, mas possuem uma interface completamente diferente em se tratando de melhorar a experiência do usuário. Escolher um launcher está mais relacionado com as preferências pessoais do usuário. É possível instalar todos os apps simultaneamente para avaliá-los e depois definir um deles como o launcher padrão do celular.

Fonte: G1