Publicado em

Golpes já usam Auxílio Emergencial para enganar vítimas no WhatsApp

O golpe já tem 6,7 milhões de compartilhamentos e acessos em todo o país.

Devido à alta demanda de solicitação do auxílio emergencial de R$ 600 divulgado pelo Governo para auxiliar a população durante a pandemia do coronavírus, links falsos estão circulando pela internet. Este é um alerta divulgado pelo dfndr lab, laboratório da startup de segurança digital da PSafe, que registrou alta nesse tipo de golpe desde o mês de março.

De acordo com a empresa, cerca de 90 a 100 páginas falsas induzem os usuários a compartilharem links em aplicativos, como o WhatsApp, para receber o benefício, solicitando dados pessoais. Caso a pessoa forneça as informações, está sujeita a riscos.

Uma das medidas de segurança indicadas diz respeito à verificação da identidade do link. Por exemplo, toda página do Governo deve acabar em “gov.br”. Sites falsos não possuem essa característica.

“Para ter certeza de que está em um site oficial, procure o endereço em um site de buscas”, indica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. Portanto, todo cuidado é pouco. O golpe já tem 6,7 milhões de compartilhamentos e acessos em todo o país.