Publicado em

WhatsApp libera opção que impede que usuário seja incluído em grupos sem autorização

Função já estava na versão beta do aplicativo e agora chega para todos os usuários.

Antes disponível na versão de testes do aplicativo, o WhatsApp liberou nesta quarta-feira (6) um filtro em que permite ao usuário configurar quem poderá adicioná-lo a grupos.

Até então não era possível impedir que administradores de grupos adicionassem livremente outros usuários. Com a nova função, quem usa o aplicativo pode determinar se quer continuar com a atual configuração ou se quer incluir autorizações. São três as opções:

Todos: Essa opção equivale ao modelo atual, que permite que qualquer administrador inclua novos membros no grupo sem que eles tenham solicitado;
Meus contatos: Essa opção requer que o administrador esteja na lista de contatos de quem será adicionado ao grupo;
Meus contatos, exceto: Essa opção permite a criação de uma lista de pessoas impedidas de adicionar membros sem o consentimento do usuário.

Para ativar, é preciso seguir os seguintes passos:

1 - Acesse as configurações do WhatsApp;
2 - Toque na opção "Conta";
3 - Clique na opção "Privacidade";
4 - Toque na opção "Grupos";
5 - Selecione a opção de privacidade em grupos conforme a sua vontade.

Na lista de contatos impedidos, é preciso incluir um a um.

Os contatos selecionados não ficam impedidos de enviar mensagens ou conversar com a pessoa: a restrição só impede que eles coloquem o usuário em grupos.

Nesses casos, o administrador que não puder adicionar um usuário a um grupo terá a opção de enviar um link de convite por mensagem. O usuário terá então 3 dias para aceitar ou não o convite antes que ele expire.

Veja o passo a passo de como limitar quem pode te adicionar em grupos. — Foto: Reprodução